top of page

Professor Gildásio Guedes 40 anos de UFPI

  • Foto do escritor: Gildásio Guedes
    Gildásio Guedes
  • 22 de abr. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de abr. de 2019


“Eu acredito que todo meu trajeto valeu a pena, estou muito feliz na minha área. A lembrança que me marca é a vontade de crescer. Era um sonho ser professor, principalmente, da Universidade Federal do Piauí”. É assim que Gildásio Guedes, atualmente diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD / UFPI), descreve seus 40 anos de magistério na Instituição.


Os passos iniciais foram dados ainda na sua juventude, quando decidiu seguir pela área da docência. “Antes de entrar na Universidade eu já era professor particular de Matemática, fui adequando e melhorando meus conhecimentos com essas aulas. Eu precisava passar no vestibular, em uma área que eu pudesse trabalhar imediatamente, para poder sobreviver, e, foi o que fiz”, relembra sobre o inicio da sua trajetória profissional.

Ministrando palestras no ambiente universitário


Na época, o então estudante escolheu cursar ‘Ciências’, um curso que, após os dois primeiros anos, permitia que o aluno escolhesse uma licenciatura específica para se aprofundar e, então, optou por ‘Licenciatura em Ciência com habilitação em Matemática’. “Assim que eu passei no vestibular, no primeiro dia de aula já estava empregado pelo Estado, pois tive a trajetória como professor particular. Eu achei que esse era o caminho, desde a infância meus colegas achavam que eu podia seguir pelo magistério", acrescenta.


Após alguns anos de trabalho para o Estado do Piauí, Gildásio Guedes tornou-se professor de uma escola particular da capital, o Colégio Diocesano. Em seguida, após participar de um processo seletivo com quatro vagas para ministrar aula de matemática na UFPI, foi selecionado. “Eu me candidatei e como meu currículo abrangia minhas outras experiências, comecei a ser professor pela UFPI, mais precisamente, no dia 10 de abril de 1979”, destaca.


Registro de uma atividade extracurricular com estudantes universitários em Monsenhor Gil. (Na fileira da frente, Gildásio está no centro, com as pernas cruzadas)


“Era um sonho ser professor. Após ser professor, apareceram outros sonhos, como fazer mestrado, doutorado e gerenciar alguns setores da Universidade. Também já fui eleito chefe dos Departamentos de Matemática e Computação e Diretor do Centro de Ciências da Natureza.”


Durante sua trajetória, enquanto Diretor do CCN, ele relembra mais um desejo. “Nessa época meu sonho foi extinguir o curso que fiz e criar novos cursos, específicos. Pois era necessário cursar ciências e escolher a especialização, mas com a mudança, os cursos já seriam específicos para a área escolhida. Com isso, implantei os cinco bacharelados em exatas, sendo eles: em Química, Física, Biologia, Matemática e Computação”, diz.


Gildásio Guedes é Doutor em Educação com a linha de pesquisa sobre Tecnologias Digitais, com especificidade em Interface Humano Computador; Mestre em Matemática Aplicada, centrado em Análise Matemática; graduado em Matemática (Licenciatura plena) e Educação Física (Licenciatura Curta).


Cerimônia de lançamento do curso de Administração, em São Raimundo Nonato

‘Professor Gildásio’, como gosta de ser chamado, também relembra outros pontos entre os quais se orgulha pelo pioneirismo. “Sonhei em trazer internet para a UFPI, assim, o primeiro ponto de internet foi eu que trouxe. O primeiro laboratório de microcomputador; primeiro curso de Operador de Microcomputador; primeiro curso de Programador; primeiro curso de Computação, eu também estava à frente”, acrescenta.


Ao longo de sua jornada acadêmica também publicou na sua área de atuação 30 artigos científicos, 03 livros, 10 capítulos de livros; além de também atuar como Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPI.


Atualmente, alimenta ainda mais sonhos para sua trajetória. “Antes de me aposentar ainda pretendo fazer um pós-doutorado na Europa. Só quero me aposentar aos 75 anos e, depois disso, ainda continuar trabalhando. No campo ou na cidade”, finaliza. O Diretor também 'computa sua história' em um site, no seguinte link: https://gildasioufpi.wixsite.com/gildasio

O Professor Gildásio Guedes entre seus pais e irmãos.

Gildasio Guedes, relembra a felicidade em ser o primeiro da família a entrar na Universidade e, também, a tornar-se professor, Mestre e Doutor.


Professor Gildasio Guedes, entre alunos e professores,minstrando palestra na cidade de Cocal dos Alves, na Escola Augustinho Brandão cujo objetivo era incentivar o estudo como fator de ascenção social


 
 
 

Commenti


bottom of page